Uma tragédia que marcou não só o Brasil e a França, mas o mundo em geral, onde o voo da Air France 447 desapareceu no Pacifico, no dia 1 de junho deste ano, e que até agora as causas reais do acidente continuam sendo uma incógnita para as autoridades competentes.
Mas o que me chama sempre a atenção são os comentários pós-acidente, onde muitas pessoas aparecem para contar como escaparam por pouco da tragédia. Pessoas que "escaparam" da morte por um atraso no trânsito caótico das grandes cidades, por uma parada demorada na padaria, por um minuto a mais no posto de gasolina, etc.
Foi assim no dia 11 de setembro nos Estados Unidos, foi assim no acidente da TAM em São Paulo, no dia 17 de julho de 2007, onde nesse acidente da TAM morreu o irmão de uma amiga minha.
Porém, o que quero realçar aqui é o fato de que se essas pessoas realmente "escaparam" da morte ou simplesmente não estava na hora delas morrerem?
O fato que me fez pensar nessa questão, onde alguém"conseguiu" escapar da morte por um mero detalhe, me veio a mente após ler uma reportagem no site do Terra, onde alguns dias após o acidente da Air France,uma austríaca e seu marido haviam perdido o voo por chegarem atrasados no aeroporto, e somente conseguiram embarcar para a Europa no próximo dia, depois de terem passado as férias no Brasil.
Seria mais uma declaração de ter "escapado" da morte, porém, segundo informação do jornal britânico "The Times", essa mulher e seu marido se envolveram num acidente de carro na Áustria, no dia 11 de junho.
Resultado: Ela morreu no acidente e seu marido ficou gravemente ferido. Apenas 10 dias após terem escapado da morte certa daquele voo, ela morreu num acidente automobilístico e não sei o estado de saúde do seu marido.
Enfim, será que tem como mesmo "escaparmos" da morte?
Acredito na Sabedoria e Soberania de Deus e creio que Ele está no controle de tudo o que acontece no mundo, não só no físico como também no espiritual. Creio que Ele sabe a hora exata em que vamos morrer.
"O Senhor olha lá do céu; vê todos os filhos dos homens; da sua morada observa todos os moradores da terra." (Sal 33:13-14).
"Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles." Sal 139:16
De acordo com Mateus 10:29 e 30 "Não se vende dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. Equanto a vos outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados."
Nem mesmo um pardal morre sem a permissão de Deus, e a continuação do versículo mostra que Deus se preocupa com pequenos detalhes, e tenho certeza que Ele está no controle do tempo da vida de cada um.
Um outro exemplo podemos ver no primeiro capítulo do livro de Jó, onde Deus permite que Satanás prove a retidão e a integridade de Jó, porém deixa uma ordem clara: "somente contra ele não estendas a mão." (Jó1:12).
Deus est
á no controle de tudo. Ele decide quem vai morrer ou não, e mesmo que seja difícil para entendermos como isso é possível, Ele tem o poder sobre a morte, até mesmo quando falamos em tragédias. Sendo assim, não deveríamos tentar "fugir" da morte, como muitas vezes é ilustrado nas revistinhas da Turma da Mônica, onde pessoas "tentam escapar" da 'dona morte'.
Acredito que muitos tentam, de uma forma inútil, escapar da morte, pelo fato de não saberem o destino de suas almas, ou tentam fugir porque sabem exatamente para onde irão.
Felizmente a morte não é algo que me preocupa, pois tenho a convicção, através da Palavra de Deus, que se eu morrer aqui nessa terra, terei o privilégio de passar a Eternidade ao lado de Deus e de meu Salvador Jesus Cristo.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).
"Eu lhes dou a vida eterna; e jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão." (João 10:28).
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e estavida está no seu Filho. Aquele tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus." (1 João 5:11-13).
"Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro." (Fil 1:21).